Notícia

Dicas de Oratória

tags: como falar em público    oratoria    dicas   

12/05/2015

Dicas de Oratória 


Os participantes em meus cursos de oratória possuem várias dúvidas e necessidades de esclarecimentos em relação aos aspectos da comunicação e oratória. Algumas das principais dúvidas estão relacionadas à postura e expressão corporal.

 Ampliar a sensibilidade para perceber o seu corpo e do outro requer uma conexão com as nossas emoções e com os sinais a nossa volta. Os pequenos sinais dizem muito a nosso respeito. Por exemplo: quando estamos ansiosos, muitas vezes esfregamos nossas mãos. Esses pequenos gestos são percebidos pela platéia. Talvez não saibam exatamente por que, mas estão sentindo um incômodo sendo transmitido do palestrante. 

Outro exemplo são as pessoas que ficam com a face rosada diante do nervosismo. Demonstram uma emoção a flor da pele, mas muitas preferiam esconder.  Reconhecer para você mesmo, que tremeu ou que ficou com medo é o primeiro passo para o maior controle emocional e corporal, e para aceitação de suas emoções. 

Estar atento aos pequenos sinais nos educa para ampliar nossa capacidade de percepção das pessoas e do ambiente a nossa volta. Um olhar pode transmitir paz, amor, ódio, segurança, medo. E não há palavras sendo ditas, mas uma sensação que transpõe a nossa compreensão racional e objetiva.

Autor: Paulo Antônio Alves de Almeida

Baixar arquivo

Feedback Form
Feedback do usuário